Os contratos registram os SLAs (contratos de nível de serviço) e os direitos . Você pode criar contratos para clientes existentes que especificam o tipo de serviço e as condições aplicáveis a cada cliente. Essas informações incluem a duração do contrato, a quantidade de incidentes de ocorrência ou de minutos de serviço comprados, qual cobertura de horas e dias da semana está disponível e os direitos do serviço. Os contratos também podem incluir notas sobre esses direitos para registrar outros detalhes (por exemplo, tempo de reposta, planos de manutenção preventiva, quais produtos ou peças são cobertos), além de detalhes do serviço, como tipo de serviço e cobrança de mão de obra e outras despesas.
Os novos contratos são criados com base em modelos de contrato. Eles definem algumas informações, como tipos de alocação , antes que você escreva um contrato. Você pode criar contratos apenas para contas e contatos existentes.
Um contrato terá o status rascunho enquanto não for faturado. Uma ID exclusiva é atribuída a cada novo contrato, não sendo possível usá-la em outro contrato, a não ser que o contrato esteja sendo renovado. Quando um contrato é renovado, ele é salvo como rascunho e com uma ID correspondente ao contrato original.
Mais informações: Criar ou editar um modelo de contrato e Trabalhar com contratos
|
Depois que o contrato tiver pelo menos uma linha e um endereço de cobrança, ele poderá ser marcado como faturado. A alteração do status implica sua aceitação do contrato. O Microsoft Dynamics CRM não fatura automaticamente o cliente nem cria um registro de fatura, exceto se a empresa tiver integrado o Microsoft Dynamics CRM a um produto do Microsoft BackOffice. O status do contrato será Faturado até sua respectiva data de início e, depois disso, será alterado para Ativo. Não é possível excluir contratos com status Faturado ou Ativo.
|
Por padrão, o direito de acesso Representante do Serviço de Atendimento ao Consumidor (Representante do SAC) concede a todos os representantes de SAC as permissões necessárias para recuperar contratos e exibir os respectivos detalhes.
|
Ao abrir uma ocorrência, o representante do SAC pode consultar o contrato do cliente e determinar o nível adequado de suporte. Ele pode associar uma ocorrência a um determinado contrato e a uma de suas linhas. A quantidade de alocação de suporte é registrada automaticamente no contrato, mas o representante do SAC pode alterar isso manualmente.
|
Um contrato estará Ativo e os representantes do SAC poderão abrir ocorrências para ele até a sua data de término, a menos que o contrato seja colocado em suspenso ou cancelado.
Se quiser suspender ou desativar um contrato por tempo indeterminado, você poderá colocá-lo em suspenso. Não será possível abrir ocorrências nem registrar atividades para o contrato. Se, na data de término, o contrato estiver definido como suspenso e depois for reativado, o status será alterado para Expirado.
Uma vez cancelado, o contrato não poderá ser reaberto nem renovado.
|
Após a data de término, o contrato expirará e não será possível abrir ocorrências para ele. Para abrir uma nova ocorrência para um contrato, renove-o. Quando um contrato é renovado, uma cópia de rascunho é criada com a mesma ID do contrato original expirado. Você pode fazer modificações no contrato de rascunho, inclusive adicionar ou modificar linhas do contrato. Também é possível incluir linhas que tenham sido canceladas no contrato original. Quando contrato original expirar, você poderá faturar e ativar o contrato renovado.
Um contrato renovado tem a mesma ID do contrato original, com a ação de renovação refletida no histórico do contrato. A data de início é automaticamente definida como o dia após o vencimento do contrato existente e a duração será a mesma do original. No entanto, você pode alterar a duração manualmente.
|