Gerenciando oportunidades

Uma oportunidade é uma venda potencial, que é semelhante a um cliente potencial, mas, no caso de uma oportunidade, você pode prever a receita, definir uma possível data de fechamento e calcular a probabilidade de a venda ocorrer. Você deve vincular uma nova oportunidade a uma conta ou contato existente, e a uma lista de preços. Isso é necessário para a precificação automatizada dos produtos que interessam à oportunidade.

Com as oportunidades, você pode executar relatórios de pipeline sobre a receita estimada com base em novas vendas pendentes.

Criando e convertendo oportunidades

Você pode criar uma nova oportunidade ou converter uma a partir de um cliente potencial qualificado sem reinserir os dados. Ao converter um cliente potencial qualificado em uma conta, um contato ou uma oportunidade, você poderá acessar o registro de cliente potencial, que inclui atividades e observações, por meio do formulário de oportunidade correspondente.

Não é possível converter uma oportunidade em um cliente potencial; somente é possível fechar oportunidades.

Em uma oportunidade, você pode acompanhar as informações de contato, o vendedor que está trabalhando na oportunidade, a probabilidade do fechamento da venda e a data de fechamento prevista para a venda.

Noções básicas sobre o relacionamento entre contas, contatos, clientes potenciais e oportunidades

Os registros de contas e contatos representam clientes estabelecidos. Clientes potenciais são possíveis clientes. Oportunidades não se referem a um cliente específico, como, por exemplo, cliente potencial, contato ou conta e, sendo assim, exigem que um registro de cliente seja adicionado à oportunidade.

O modo como você pode usar registros de cliente potencial, oportunidade, contato e conta para facilitar o processo de geração de novos clientes é descrito no seguinte situação:

Uma equipe de Vendas e Marketing usa métodos para captar clientes potenciais. Por exemplo, a equipe de vendas e marketing realiza um seminário e obtém cartões de visitas dos participantes. Nomes de pessoas, nomes comerciais, endereços e números de telefone são reunidos no seminário e inseridos no Microsoft Dynamics CRM como registros de clientes potenciais. Os registros de cliente potencial são designados à equipe de vendas com base em determinados critérios, como o CEP desses clientes.

Em seguida, a equipe de vendas entra em contato com os clientes potenciais para qualificá-los. O vendedor pode telefonar para esse cliente e fazer perguntas do tipo "Você tem interesse em adquirir nossos produtos?" e "Em que época pretende fazê-lo?"

Com base nas informações colhidas no processo anterior de qualificação o vendedor usa o Microsoft Dynamics CRM para desqualificar o cliente potencial ou convertê-lo em três novos registros no Microsoft Dynamics CRM:

O contato criado tem a conta configurada como conta primária.

Recalculando oportunidades

Quando você adiciona um produto a uma oportunidade, o valor estimado da receita da oportunidade é calculado em função do preço base, dos descontos por volume, dos descontos manuais, dos impostos e de outras modificações de preços para o produto.

Normalmente, você atualizará o valor da receita estimada de uma oportunidade salvando-a, fechando-a e reabrindo-a, mas também poderá fazer isso recalculando manualmente o valor. Os novos cálculos não serão salvos, a menos que você salve e feche a oportunidade.

Associando relacionamentos

É possível criar relacionamentos entre oportunidades, contas ou contatos, especificar o tipo de relacionamento entre eles e definir a função de relacionamento que a conta ou o contato possui em relação à oportunidade.

A função de relacionamento atribuída à conta ou ao contato associado determina como a conta ou o contato afeta, influencia ou contribui para uma oportunidade. Por exemplo, se você adicionar uma conta como um relacionamento à oportunidade, qualquer pessoa que exibir os dados da conta verá que há uma oportunidade atual com a conta que pode resultar em uma nova venda.

Adicionando transações de vendas

Você pode iniciar uma transação de vendas, como uma cotação, um pedido ou uma fatura, por meio do registro de oportunidade. A vantagem de iniciar transações de vendas dessa forma é que grande parte das informações é inserida automaticamente com base nos dados da oportunidade. Você também pode exibir quaisquer registros de transação de vendas de dentro do registro da oportunidade para acompanhar o processo de vendas geral e a receita esperada. Não é possível converter uma oportunidade em um pedido, cotação ou fatura, mas é possível associar a oportunidade a esses registros.

Associando concorrentes

Você pode associar oportunidades a concorrentes para que você e sua equipe saibam contra quem estão trabalhando. As oportunidades podem ser vinculadas às informações do concorrente e analisadas para identificar as estratégias de vendas mais eficazes. Se determinar que o concorrente associado a uma oportunidade não é mais uma ameaça à venda, você poderá desassociá-lo da oportunidade sem excluir o registro do concorrente do Microsoft Dynamics CRM.

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