O Microsoft Dynamics CRM inclui relatórios padrão para muitas necessidades comerciais comuns. No entanto, a maioria das organizações personaliza os relatórios padrão e adiciona relatórios personalizados para necessidades específicas. Para personalizar relatórios, você precisa entender:
Os relatórios do sistema estão disponíveis para todos os usuários. Os relatórios de propriedade de usuários individuais podem ser compartilhados com colegas ou equipes específicas ou ainda disponibilizados para a organização para que todos os usuários possam usufruí-los.
O Microsoft Dynamics CRM oferece suporte a dois tipos de relatórios:
Microsoft SQL Server Reporting Services. Usa consultas SQL e exibições filtradas para recuperar dados de relatórios. As exibições filtradas restringem os dados do relatório ao que está disponível para o direito de acesso da pessoa que está executando o relatório. Todos os relatórios padrão fornecidos com oMicrosoft Dynamics CRM são relatórios baseados em SQL.
Reporting Services baseado em Fetch. Esses relatórios utilizam consultas FetchXML que são proprietárias do Microsoft Dynamics CRM, em vez de exibições filtradas para recuperar dados de relatórios. Os relatórios criados com o uso do Assistente de Relatório no Microsoft Dynamics CRM são relatórios baseados em Busca.
Os outros relatórios podem ser:
Links para páginas da Web
Arquivos estáticos
Arquivos dinâmicos do Microsoft Office Excel que leem dados do banco de dados do Microsoft Dynamics CRM.
Você pode editar as seguintes propriedades para cada relatório:
Nome do arquivo ou URL
Nome para exibição
Descrição
Informações sobre onde o relatório é exibido na interface do usuário.
Todos os relatórios lêem os dados do Microsoft Dynamics CRM das exibições filtradas, que filtram os dados com base no direito de acesso do usuário. Os relatórios só exibem os dados que a pessoa que está executando o relatório tem permissão de exibir.
Para criar um novo relatório, os usuários com permissões apropriadas podem:
Adicionar um arquivo ou link a uma página da Web como um relatório.
Execute o Assistente de Relatório para criar um novo relatório do Reporting Services. O Assistente de Relatório pode criar relatórios de tabelas e gráficos, incluindo relatórios detalhados e relatórios dos N principais.
Escrever um novo relatório do Reporting Services baseado em Fetch. Para criar relatórios personalizados baseados em Fetch, você deve instalar a Extensão de Criação de Relatórios do Microsoft Dynamics CRM. Para mais informações Criar um relatório personalizado baseado em Fetch de Reporting Services
Você também pode usar as seguintes ferramentas de relatórios internas:
Para os relatórios existentes, os usuários com permissões apropriadas podem:
Organizar os relatórios em categorias para controlar em quais exibições na área Relatório está cada relatório.
Determinar onde um relatório está visível na interface do usuário e editar outras propriedades do relatório.
Editar um relatório criado com o Assistente de Relatório.
Editar um relatório padrão. Por exemplo, se você personalizar o Microsoft Dynamics CRM, talvez seja necessário modificar rótulos ou adicionar ou remover campos nos relatórios padrão. Mais informações: Editar um relatório padrão ou criar um relatório de Reporting Services baseado em SQL, Criar relatórios do Microsoft Dynamics CRM usando o SQL Server Reporting Services
Editar o filtro padrão para um relatório padrão, um relatório criado com o Assistente de Relatório ou outros relatórios do Reporting Services.
Criar um instantâneo único para um relatório do Reporting Services ou agendar um relatório do Reporting Services para ser executado a intervalos definidos.
Compartilhe um relatório pessoal com outros usuários ou disponibilizá-lo a todos na organização.
Publicar um relatório para que esteja disponível para uso com aplicativos externos como o Microsoft SharePoint ou programas personalizados.
No Microsoft Dynamics CRM, os relatórios apresentam reconhecimento de solução. A adição de um relatório como um componente em uma solução faz com que ele se torne uma unidade simples de software que amplia a funcionalidade do Microsoft Dynamics CRM e a interface do usuário. Somente relatórios de propriedade da organização ou que sejam visíveis para a organização podem ser adicionados a soluções.
Observação
Para identificar se um relatório é visível para a organização: No grupo Registros, clique em Editar. Na guia Administração, veja se Visível para está definido para Organização.
Não é possível adicionar, importar ou exportar instantâneos de relatórios como parte de uma solução. No Microsoft Dynamics CRM, relatórios, sub-relatórios, categoria de relatório, área de exibição de relatório e tipo de registro relacionado a relatório são considerados componentes de um conjunto de relatórios. Quando você importa uma atualização de solução em um modo de não substituição, qualquer atualização feita pela solução em um relatório será ignorada se qualquer componente do conjunto de relatórios tiver sido personalizado.