Use soluções para estender a funcionalidade e a interface do usuário. Os personalizadores e desenvolvedores distribuem seu trabalho como soluções. As organizações usam o Microsoft Dynamics CRM para instalar e desinstalar a solução.
Para criar uma nova solução, crie um registro de solução. Depois, associe os componentes desejados à solução. Crie novos componentes no contexto da nova solução ou adicione componentes de soluções existentes.
Cada solução é associada a um registro de fornecedor que contém detalhes sobre o criador da solução. O registro do fornecedor inclui um prefixo de personalização adicionado aos nomes de qualquer um dos componentes de solução do fornecedor.
Para personalizar uma solução, é preciso ter o direito de acesso Um conjunto definido de privilégios.A função de segurança atribuída a um usuário determina quais tarefas ele pode executar e quais partes da interface do usuário ele pode ver. Todos os usuários devem receber pelo menos uma função de segurança para acessar o sistema. Administrador do Sistema ou Personalizador de Sistema, ou privilégios equivalentes.
As soluções têm um ou mais componentes, entre os quais relatórios, processos, modelos, recursos da Web e direitos de acesso. Crie um componente na área de personalização do Microsoft Dynamics CRM ou desenvolva-o fora do Microsoft Dynamics CRM. Para obter mais informações sobre o desenvolvimento externo, consulte o SDK do Microsoft Dynamics CRM.
A capacidade de personalização de um componente é determinada pelas propriedades gerenciadas As propriedades gerenciadas controlam quais tarefas de personalização podem ser executadas em um componente da solução. Ao criar novos componentes da solução, você pode escolher o nível de personalização que permitirá para cada um deles. As propriedades gerenciadas são definidas para um componente enquanto a solução está na condição de não gerenciada. Essas propriedades têm efeito apenas depois que a solução é empacotada (exportada) como uma solução gerenciada e instalada em outra organização. definidas quando o componente foi adicionado ao sistema.
Você pode excluir ou remover componentes de uma solução não gerenciada Uma solução é desenvolvida como um tipo de pacote não gerenciado. Embora a solução seja do tipo não gerenciado, você ou outros usuários com o direito de acesso correto poderão adicionar, remover, atualizar, testar e exportar ou importar qualquer componente dela., mas não de uma solução gerenciada Uma solução gerenciada tem restrições parciais ou totais em relação aos componentes que podem ser personalizados. Depois que uma solução gerenciada é empacotada, ela pode ser instalada em outra organização. Diferentemente das soluções não gerenciadas, embora uma solução gerenciada possa ter componentes que podem ser personalizados, você não pode adicionar, nem remover componentes.. A exclusão de um componente o elimina permanentemente. A remoção de um componente o retira de uma solução não gerenciada, ao mesmo tempo que o deixa disponível para uso em outro local.
Só é possível excluir entidades personalizadas As entidades criadas no Microsoft Dynamics CRM por um desenvolvedor ou personalizador, em uma solução ou na área de personalização. As entidades personalizadas podem ou não ser mais personalizáveis, dependendo das restrições impostas a elas pelo personalizador. e componentes. Embora não seja possível excluir entidades corporativas Qualquer entidade padrão do Microsoft Dynamics CRM que possa ser personalizada ou adicionada a uma solução. Quando uma entidade de negócios é adicionada a uma solução, ela pode ou não ser mais personalizável, dependendo das restrições impostas a ela pelo personalizador. , você pode removê-las de uma solução não gerenciada.
Tipos de solução
Há três tipos de solução:
Solução padrão. É o software padrão com qualquer personalização adicionada pela sua organização.
Solução gerenciada Uma solução gerenciada tem restrições parciais ou totais em relação aos componentes que podem ser personalizados. Depois que uma solução gerenciada é empacotada, ela pode ser instalada em outra organização. Diferentemente das soluções não gerenciadas, embora uma solução gerenciada possa ter componentes que podem ser personalizados, você não pode adicionar, nem remover componentes.. Usa as propriedades gerenciadas As propriedades gerenciadas controlam quais tarefas de personalização podem ser executadas em um componente da solução. Ao criar novos componentes da solução, você pode escolher o nível de personalização que permitirá para cada um deles. As propriedades gerenciadas são definidas para um componente enquanto a solução está na condição de não gerenciada. Essas propriedades têm efeito apenas depois que a solução é empacotada (exportada) como uma solução gerenciada e instalada em outra organização. de uma solução para controlar como os componentes da solução podem ser personalizados depois da importação (instalação) da solução em outra organização. Embora os componentes de solução possam ser personalizados (se permitido ao criar a solução gerenciada), não é possível adicionar nem remover componentes.
Solução não gerenciada Uma solução é desenvolvida como um tipo de pacote não gerenciado. Embora a solução seja do tipo não gerenciado, você ou outros usuários com o direito de acesso correto poderão adicionar, remover, atualizar, testar e exportar ou importar qualquer componente dela.. Esta é a forma de fazer backup de uma solução, de transportar uma solução para desenvolvimento ou de importar as personalizações adicionadas de funcionalidade e interface de usuário em outra organização.
Uma solução é não gerenciada enquanto está em desenvolvimento. Você pode exportar uma solução como gerenciada ou não gerenciada. Mais informações: Exportar uma solução, Importar uma solução
Em geral, as soluções incluem componentes com relacionamentos Uma definição de como os registros podem estar relacionados uns aos outros. Os relacionamentos definidos entre entidades controlam o modo como o Microsoft Dynamics CRM apresenta opções para a vinculação de registros entre si no aplicativo., campos de pesquisa Campos usados para criar uma referência a um registro relacionado. Também conhecido como campo de relacionamento. e a funcionalidade ou interface de usuário relacionada, elementos conhecidos como dependências. Antes de excluir uma solução com componentes que apresentam dependências, remova as dependências. Mais informações: Noções básicas sobre dependências de soluções, Excluir uma solução
Geralmente, as soluções incluem relacionamentos Uma definição de como os registros podem estar relacionados uns aos outros. Os relacionamentos definidos entre entidades controlam o modo como o Microsoft Dynamics CRM apresenta opções para a vinculação de registros entre si no aplicativo., campos de pesquisa Campos usados para criar uma referência a um registro relacionado. Também conhecido como campo de relacionamento. e as alterações relacionadas na funcionalidade ou na interface de usuário. Esses itens, interagindo com outros componentes corporativos ou personalizados do Microsoft Dynamics CRM, são dependências. Para excluir uma solução que tenha componentes com dependências, remova primeiro as dependências.
As dependências de componentes de solução impedem que ações normalmente realizadas cancelem inadvertidamente alguma personalização definida em uma solução. Essas dependências permitem que uma solução gerenciada seja instalada e desinstalada apenas pela importação ou exclusão da solução.
Há dois tipos de dependências de componentes de solução:
Publicada. Para remover este tipo de dependência, remova a associação e depois publique as entidades novamente.
Interna. Estas ações exigem uma ação de outro componente da solução. Você não precisa primeiro excluir manualmente cada campo ou cada relacionamento entre entidades.