O script de formulário permite criar um script para executar diversas ações no aplicativo cliente do Microsoft Dynamics CRM em execução no Microsoft Internet Explorer no computador do usuário, incluindo o Microsoft Dynamics CRM para Outlook. Quando os dados estão disponíveis no cliente, o uso de scripts para executar ações no cliente resulta em melhor desempenho do que o uso de métodos que exigem que o usuário salve o registro para executar as ações no servidor Web.
Para fazer personalizações que afetem toda a organização do Microsoft Dynamics CRM, é preciso ter o direito de acesso Administrador do Sistema ou Personalizador de Sistema, ou privilégios equivalentes.
Os scripts podem executar uma grande variedade de ações, como:
Ao desenvolver scripts que interagem com formulários, verifique se usou somente os objetos, as propriedades e os métodos com suporte, documentados no SDK do Microsoft Dynamics CRM. Isso ajudará a garantir que as personalizações de script de formulário possam ser atualizadas para a próxima versão do Microsoft Dynamics CRM.
No Microsoft Dynamics CRM, escreva um script usando JScript. Associe o script a eventos no formulário do Microsoft Dynamics CRM ou em campos do formulário.
O Microsoft Dynamics CRM oferece suporte aos seguintes eventos em cada formulário de entidade: OnLoad, OnSave, TabStateChange e OnReadyStateComplete. O evento TabStateChange indica quando a guia é expandida ou recolhida.
O evento OnChange está disponível em cada campo do formulário.
Isso significa que você pode incluir lógica em um formulário para ser executada quando o formulário for carregado, quando um usuário salvar o formulário ou quando o valor de um campo do formulário for alterado. O Microsoft Dynamics CRM processa primeiro o evento OnChange; em seguida, os dados no campo são validados novamente após a execução do código do evento OnChange.
Cada formulário ou campo fornece um diálogo Eventos no qual os scripts podem ser colados e habilitados. Depois que você salvar e publicar o evento, os scripts se tornarão parte dos metadados da entidade. Isso significa que eles podem ser exportados e importados com outras personalizações. Mais informações: Adicionar manipuladores de eventos para eventos de campos, Adicionar manipuladores de eventos para eventos de formulário