Noções básicas sobre relacionamentos hierárquicos entre entidades
Os relacionamentos hierárquicos entre entidades exigem que um dos registros tenha um campo para armazenar um identificador exclusivo que faça referência a outro registro. O registro que armazena a referência a outro é chamado registro secundário Um registro em uma relação hierárquica com um registro principal, em que uma referência ao registro principal é armazenada no registro. Um registro primário pode estar relacionado a muitos registros secundários. Os registros secundários têm campos de pesquisa no formulário para que possam ser relacionados a um registro primário.. O registro referenciado pelo identificador exclusivo no registro secundário é chamado registro primário Um registro que está em um relacionamento hierárquico com um registro secundário, em que uma referência ao registro é armazenada no registro secundário. Um mesmo registro primário pode estar relacionado a muitos registros secundários..
Uma relação hierárquica permite que cada registro secundário Um registro em uma relação hierárquica com um registro principal, em que uma referência ao registro principal é armazenada no registro. Um registro primário pode estar relacionado a muitos registros secundários. Os registros secundários têm campos de pesquisa no formulário para que possam ser relacionados a um registro primário. armazene uma referência para um registro primário Um registro que está em um relacionamento hierárquico com um registro secundário, em que uma referência ao registro é armazenada no registro secundário. Um mesmo registro primário pode estar relacionado a muitos registros secundários.. Um registro primário pode ser referenciado por um número ilimitado de registros secundários. O registro primário pode exibir todos os registros secundários em uma exibição associada A exibição de uma entidade que é apresentada nos formulários de outras entidades. A exibição associada é diferente das exibições visíveis para a entidade em sua própria área da interface do usuário. Por exemplo, em um registro de conta, em Informações, você pode clicar em Contatos para exibir e abrir um formulário de contato. Essa é a exibição associada Contatos. Só pode haver uma exibição associada de cada entidade..
Definindo relacionamentos
Os relacionamentos são definidos entre entidades. A entidade que representará os registros secundários é chamada de entidade relacionada Uma entidade associada a uma entidade primária (tipo de registro) por meio de uma referência exclusiva definida pelo uso de um controle de pesquisa no formulário da entidade relacionada. Por exemplo, uma conta tem uma referência exclusiva a um contato principal.. É criado, na entidade relacionada, um atributo de relacionamento Um atributo que existe em uma entidade relacionada quando existe um relacionamento hierárquico. Quando adicionado ao formulário de uma entidade relacionada, um controle de pesquisa é exibido para permitir que o registro seja relacionado a outro registro, conforme definido no relacionamento., também conhecido como atributo de pesquisa Um atributo usado para criar uma referência a um registro relacionado. Também conhecido como campo de relacionamento., para permitir que os registros armazenem uma referência a um registro primário. A entidade que representa os registros primários é chamada de entidade primária A entidade à qual uma entidade relacionada está associada. Às vezes denominada entidade pai. no relacionamento.
Uma Relacionamento 1:N é criada ou visualizada da entidade primária. Qualquer registro da entidade primária pode ser referenciado por vários registros da entidade relacionada.
Uma Relacionamento N:1 é criada ou visualizada da entidade relacionada. Vários registros da entidade relacionada podem fazer referência a qualquer registro da entidade primária.
Integridade de dados
Um relacionamento hierárquico apresenta a oportunidade de definir regras para a integridade dos dados. Por exemplo, um registro de oportunidade Um evento ou uma venda que pode gerar receita para uma conta que necessita ser acompanhada por meio de um processo de vendas até a conclusão. não fará sentido se não estiver associado a um registro de cliente. O Microsoft Dynamics CRM exige que um registro de oportunidade esteja relacionado a um registro de cliente. Entretanto, uma atividade Uma ação a ser executada, como uma tarefa ou um item de comunicação que é enviado ou recebido, por exemplo, emails, telefonemas e compromissos.Os status das atividades são controlados e o histórico das atividades é armazenado no sistema, de maneira que os usuários possam exibir as atividades abertas e fechadas. de tarefa poderá fazer sentido se estiver ou não associada a outro registro. Relacionar uma atividade de tarefa a outro registro é opcional.
Quando você criar um relacionamento, terá de escolher se as regras para integridade de dados serão impostas. Se você tornar o campo de relacionamento na entidade relacionada um campo obrigatório definindo o nível de requisito Uma configuração que determina se os usuários devem inserir dados. Por exemplo, quando o nível de requisito de um campo está definido como Requisitos Comerciais, os usuários não podem salvar o registro sem inserir dados nesse campo. O campo também aparecerá no formulário Criação Rápida.Requisitos Comerciais, poderá garantir que cada um dos registros de entidade relacionados criados por meio do aplicativo Microsoft Dynamics CRM será relacionado a um registro da entidade primária.
Comportamento de relacionamentos
Depois de criar um relacionamento hierárquico, você pode controlar o modo como o relacionamento se comporta para oferecer suporte às regras de integridade de dados e de negócios na sua organização. O relacionamento pode controlar o modo como as ações executadas em um registro primário serão propagadas até um registro secundário.
É possível configurar o comportamento do relacionamento para as seguintes ações executadas no registro da entidade primária:
Atribuir Os registros relacionados serão atribuídos ao mesmo usuário.
Compartilhar Os registros da entidade relacionada também serão compartilhados com o mesmo usuário ou a mesma equipe.
Descompartilhar Os registros da entidade relacionada não serão mais compartilhados com o mesmo usuário ou a mesma equipe.
Reassociar Se o proprietário do registro da entidade primária for alterado porque o registro da entidade primária foi reassociado, o proprietário de qualquer registro relacionado será definido como o mesmo proprietário do registro da entidade primária.
Excluir Os registros relacionados podem ser excluídos, desvinculados do registro da entidade primária, ou a ação de exclusão pode ser cancelada.
Mesclar Os registros relacionados associados ao registro subordinado serão reassociados ao registro mestre.
Escolha entre três tipos de comportamento predefinidos e comumente usados ou opte por configurar a ação em cascata realizada no registro da entidade primária.
Os três tipos predefinidos de comportamento são:
Primário. Todas as ações são propagadas para os registros secundários. A exclusão de um registro primário também exclui todos os registros secundários. A reatribuição de um registro primário para um usuário também reatribui todos os registros secundários para o mesmo usuário.
Referencial. Nenhuma ação é propagada para os registros secundários. A exclusão de um registro primário também exclui quaisquer dados de vinculação em qualquer registro secundário.
Referencial, Exclusão Restrita. Nenhuma ação é propagada para os registros secundários; a exclusão não será permitida se houver registros secundários.
Escolha também definir um comportamento em cascata específico para cada uma das ações. Para a maioria das ações, suas opções são:
Todos em cascata. Este é um tipo de comportamento primário. Todas as ações são propagadas para todos os registros secundários, incluindo os registros inativos.
Ativos em cascata. Todas as ações só são propagadas para todos os registros secundários ativos.
Do usuário - cascata. As ações só são propagadas para os registros secundários atribuídos ao usuário que também é proprietário do registro primário.
Nenhum em cascata. Este é um tipo de comportamento referencial. Nenhuma ação é propagada para os registros secundários.
A integridade dos dados precisa ser preservada quando os dados dos registros são alterados ou quando o status dos registros é alterado. A exclusão de um registro primário danificará a integridade dos dados de todos os registros secundários, se o relacionamento for necessário. Há três maneiras de resolver esse problema:
Use o comportamento Referencial, Exclusão Restrita para evitar a exclusão de qualquer registro com um registro secundário.
Use o comportamento Primário para excluir qualquer registro secundário ao excluir um registro primário.
Defina a ação Excluir para Todos em cascata ou Referencial, Exclusão Restrita.
Se o relacionamento não for necessário, bastará remover os dados que estabelecem o vínculo com o registro primário excluído.
Além da integridade dos dados, sua empresa pode aplicar comportamento de relacionamento quando os dados dos registros forem alterados ou quando o status dos registros for alterado. O comportamento do relacionamento pode propagar essa ação para que não seja necessário executá-la manualmente.
Limitações para os relacionamentos hierárquicos
Cada entidade pode ter apenas um relacionamento primário Um relacionamento entre entidades no qual todas as ações executadas em um registro da entidade primária também são executadas em todos os registros de entidades secundárias relacionados ao registro da entidade primária. Por exemplo, se você excluir um registro na entidade primária, os registros relacionados da entidade secundária também serão excluídos; ou, se você compartilhar um registro da entidade primária, os registros relacionados da entidade secundária também serão compartilhados.. A maioria das entidades do sistema Entidades do sistema, embora sejam parte do Microsoft Dynamics CRM por padrão, não podem ser personalizadas, nem adicionadas a uma solução. Essas entidades não são exibidas na área de personalização. do Microsoft Dynamics CRM já participa de um relacionamento primário, o qual não pode ser alterado.
As entidades podem ter relacionamentos referenciais com qualquer entidade, inclusive as entidades de negócios. Não é possível criar vários relacionamentos entre duas entidades. As entidades podem ter relacionamentos referenciais entre si, permitindo registros vinculados do mesmo tipo. No entanto, um registro não pode ser vinculado a si mesmo.
No Microsoft Dynamics CRM, as entidades do cliente são Contas ou Contatos. Essas duas entidades juntas representam uma entidade Cliente A conta ou o contato com o qual uma unidade de negócios conduz uma transação comercial. composta. Algumas entidades de negócios do Microsoft Dynamics CRM, como Oportunidade e Ocorrência precisam estar relacionadas a um Cliente. Entretanto, você não pode criar esse tipo de relacionamento com entidades personalizadas.
Mapeamento
Os usuários podem criar novos registros secundários em um modo de exibição associado A exibição de uma entidade que é apresentada nos formulários de outras entidades. A exibição associada é diferente das exibições visíveis para a entidade em sua própria área da interface do usuário. Por exemplo, em um registro de conta, em Informações, você pode clicar em Contatos para exibir e abrir um formulário de contato. Essa é a exibição associada Contatos. Só pode haver uma exibição associada de cada entidade.. Quando isso acontece, os dados do registro primário são copiados no formulário do novo registro secundário. Por padrão, uma referência ao registro primário sempre é copiada no campo de consulta de relacionamentos no registro secundário. Você pode escolher se os dados de outros campos devem ser copiados simultaneamente. Mais informações: Mapeando atributos da entidade